A Terapia

shutterstock_144595526c

Terapia Morfoanalítica

A Terapia Morfoanalítica é uma psicoterapia corporal que nasceu na Fisioterapia e se aliou a conceitos da teoria psicanalítica, pois compreende o ser humano como uma unidade indissociável entre corpo e psique. O carro-chefe do tratamento são técnicas corporais reconhecidas por sua eficácia, como posturas de alongamento, massagens, trabalhos respiratórios e de consciência corporal. Essas práticas se tornam ainda mais efetivas quando complementadas com a análise do conteúdo emocional que pode surgir durante a sessão. Nesse mesmo quadro terapêutico se incluem a escuta sensorial e o trabalho corporal, que analisam o conteúdo emotivo e psicoafetivo das tensões musculares.

No decorrer da terapia, o paciente descobre os diferentes aspectos de sua personalidade e encontra um significado particular em suas manifestações corporais e psíquicas. A expressão das sensações corporais, dos sentimentos e dos pensamentos, facilita o surgimento do Eu verdadeiro. Desta forma, o paciente pode compreender seus sintomas corporais, psíquicos e emocionais, ficando livre das estruturas rígidas de comportamento.

A tomada de consciência dos padrões de funcionamento psicocorporais, faz com que o paciente tenha uma relação justa consigo mesmo, com os outros e com seu ambiente. Dessa forma, tendo um corpo mais livre e consciente, é possível reencontrar a espontaneidade, a capacidade criativa e o prazer de viver.

É UMA TERAPIA ESPECIALMENTE INDICADA PARA

Pessoas que sofrem de dores agudas, crônicas ou repetitivas, musculares, articulares ou orgânicas, tais como: dores nas costas (lombalgia), desvios posturais (escoliose), artrose, enxaquecas, problemas digestivos etc.

Pessoas com dificuldades psíquicas passageiras e/ou profundas, que necessitam de uma escuta e tratamento global de seu sofrimento físico e psíquico, como nos casos de Fibromialgia, Lupus , Doença de Crohn, Anorexias, manifestações psicossomáticas etc.

Quadros de depressão, estresse, insônia, falta de concentração.

Mulheres durante a gestação e no pós- parto